0%

Falar sobre afogamento infantil e as suas formas de prevenção é um assunto extremamente importante para os pais, principalmente para conhecer as melhores maneiras de prevenir esse risco. Afinal, essa é a segunda maior causa de morte acidental de crianças no Brasil.

Entrar no mar e na piscina pode ser muito divertido para os pequenos. No entanto, é importante priorizar alguns cuidados para evitar qualquer risco à saúde e ao bem-estar das crianças nesses ambientes.

Pensando nisso, separamos 5 dicas de como prevenir o afogamento infantil em diferentes espaços. Acompanhe e saiba como manter a tranquilidade enquanto as crianças se divertem na água.

1. Não deixe as crianças sem a supervisão de um adulto

Para começar, nenhuma criança deve ir ao mar ou à piscina sem a companhia de um adulto. Por mais que ela saiba nadar e seja crescida, é sempre importante estar com algum responsável.

Isso porque diversos imprevistos podem acontecer, como a correnteza do mar, um mal-estar, entre outros problemas. Desse modo, com um adulto presente, é possível garantir que a criança tenha ajuda sempre que precisar.

2. Evite lugares muito fundos

Lugares em que a criança não consegue colocar o pé no chão não são os mais indicados para o público infantil. Se estiver na praia, prefira ficar no raso e escolher os pontos em que as famílias costumam procurar com mais frequência.

Já na piscina, dê preferência pelas mais rasas, dedicadas para as crianças. Assim, todos podem aproveitar o momento de descontração, sem nenhuma preocupação com afogamentos.

3. Não deixe brinquedos perto da piscina

Esse é um cuidado muito importante, principalmente para as crianças menores. Deixar algum brinquedo ou qualquer objeto que possa despertar a curiosidade infantil perto de um local em que possam se afogar é perigoso, pois os pequenos podem escorregar ou tropeçar para dentro da água em um momento em que os adultos se distraem.

4. Ensine a criança a nadar

Para prevenir o afogamento infantil, é muito importante ensinar a criança a nadar. Colocá-la em aulas de natação desde os primeiros anos de vida, além de ajudar a desenvolver várias habilidades motoras e de respiração, promove mais segurança para mergulhar na piscina ou na praia.

5. Use boias ou coletes salva-vidas

Além disso, independentemente do ambiente em que a criança esteja mergulhando, é importante reforçar os cuidados com boias ou coletes salva-vidas. Essa é a melhor maneira de garantir que seus filhos não se afoguem e se divirtam ao máximo.

A boia de segurança da Momis Petit, inclusive, é a opção mais segura do mercado. Homologada pela Marinha, essa é uma opção indicada até para embarcações como colete salva-vidas, e que deixa a criança confortável para nadar e brincar na água da forma que quiser.

Como você viu, investir na prevenção ao afogamento infantil é um cuidado que todos os pais devem se preocupar. Com essas dicas, é possível manter a criança protegida e livre para aproveitar a piscina, o mar ou qualquer espaço com água, sem nenhum risco para a saúde.

Quer saber mais sobre como encontrar boias e coletes para as crianças? Confira os nossos produtos e veja como reforçar a segurança da sua família!