0%

Na primeira infância, até os seis anos, a criança passa por várias transformações importantes, aprendendo a falar, ter melhor compreensão do mundo e exercer certo grau de autonomia. Por isso, é um período importante em que já é possível introduzir e incentivar a leitura.

Neste post, confira como é essencial ajudar a criança a desenvolver o gosto por ler desde essa fase. Veja também 8 dicas de como fazer isso. Boa leitura!

Como incentivar a leitura com 8 dicas?

 

Os benefícios de incentivar a leitura desde a infância vão desde o desenvolvimento da linguagem e da comunicação até o estímulo à imaginação, ao aprendizado e à concentração.

Além disso, esse processo também pode ajudar a fortalecer os vínculos familiares. A seguir, confira 8 dicas de como incentivar os pequenos a terem o hábito de ler!

1. Leia com as crianças

 

Ler com as crianças não é importante apenas para ensinar as primeiras letras e contar histórias. Isso porque o hábito da leitura ajuda os pequenos a mantê-los depois, quando conseguirem ler livros sozinhos, estendendo-se até a vida adulta.

2. Dê o exemplo

 

Na primeira infância, os pequenos se espelham nos pais. Por isso, é importante dar o exemplo da leitura, para que a criança perceba que realmente é uma atividade interessante, e não uma obrigação. Além disso, vale a pena desligar os jogos e a televisão na hora da leitura.

3. Compre livros para a idade certa

 

Existem muitos livros disponíveis, tanto digitais quanto físicos. Porém, é essencial fornecer para a criança opções correspondentes à sua idade. Dessa forma, ao lê-lo ela vai conseguir compreender seu conteúdo e se sentir motivada a escolher opções maiores e mais complexas conforme o tempo.

4. Vá à biblioteca

 

Além de ser um passeio legal, ir à biblioteca com a criança oferece uma experiência completa. Isso porque ela pode ver a quantidade de livros que existem e que ela pode ler, bem como escolher seus primeiros livros e manter o hábito de trocá-los por outros.

 

 

5. Organize um espaço de leitura em casa

 

Ter um espaço tranquilo de leitura em casa é importante para que a criança se sinta motivada. Nesse caso, seja em seu quarto ou em uma sala, vale a pena criar um cantinho para que ela identifique a “hora da leitura” e depois continue.

6. Ajude e tenha paciência

 

Aprender a ler é um processo complexo, que os pequenos vão passar na primeira infância. Por isso, é essencial ter paciência para que a criança não sinta medo ou irritação, mesmo se tiver alguma dificuldade.

Além disso, vale a pena incentivar a leitura de tudo o que ela puder ter acesso, para saber que a leitura não está só nos livros, mas faz parte do seu dia a dia. Nesse caso, é possível incentivá-la com:

  • placas de rua;
  • cartazes e panfletos;
  • rótulos em supermercados.

7. Apresente gêneros e formatos diferentes

 

Para incentivar a leitura na infância e levar a criança a apreciar esse hábito, também é importante oferecer vários gêneros e formatos. Assim, ela pode conhecer diferentes materiais e saber que há várias opções para ler. Nesse caso, livros infantis, mas também revistas e histórias em quadrinhos são boas opções. Além disso, também é possível trabalhar com livros digitais.

8. Deixe os livros acessíveis

 

Outro aspecto essencial de incentivar a leitura é deixar a criança explorar os livros, e deixar a altura delas. Para isso, vale apostar nas bibliotecas de livros, como as da Momis Petit. Com espaço para diversos exemplares, elas são ideais para ficar na sala ou no quarto da criança, sempre deixando os livros disponíveis para a leitura, além de contribuir para a organização.

O incentivo da leitura desde a infância é essencial para as crianças aprenderem a gostar de ler. Além disso, criar esse hábito ajuda na memória, concentração e em seu desenvolvimento. Sendo assim, é papel dos pais ajudá-las por meio de várias práticas, como as 8 dicas que passamos para você. Além disso, vale a pena ter um local estruturado para guardar e deixar os livros acessíveis, como a biblioteca Kis da Momis Petit!

Quer saber os modelos que temos para você usar com os livros dos seus pequenos? Acesse o site!