0%

Mais um ano se passou e as aulas estão quase aí novamente! Então, nada melhor do que começar a organizar a rotina dos estudantes, especialmente se estamos nos referindo a crianças pequenas, que demandam uma adaptação mais cuidadosa e progressiva.

Então, pensando nisso, preparamos um artigo com algumas dicas imperdíveis para promover a adequação dos pequenos à volta às aulas infantil!

Tem dúvidas de como acostumar os seus filhos a esse novo momento das suas vidas? Então, continue a leitura e veja o que não pode ficar de fora do processo de adaptação, independentemente das aulas voltarem remota ou presencialmente. Vamos lá!

1. Organize o sono

O primeiro passo é, sem dúvidas, começar a adaptar o sono da criança. Nas férias, é comum que os horários de deitar fiquem meio desorganizados e é fundamental que essa readequação comece o quanto antes. A dica é estabelecer horários firmes para dormir e, claro, acordar.

Além disso, é interessante evitar a exposição da criança aos aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, televisores) por cerca de 2 horas antes do momento de deitar. As luzes emitidas por esses produtos reduzem a produção de substâncias que nos ajudam a pegar no sono.

2. Deixe que a criança participe

Isolar a criança de momentos importantes em sua própria vida nunca é uma boa ideia. Por isso, que tal incluir os pequenos nesse processo e fazer com que eles se sintam parte de toda essa novidade?

Tenha um bom diálogo e explique que é importante começar a se acostumar com o que está por vir. Então, visitem a escola juntos, escolham os materiais para o próximo ano letivo, pensem em penteados para o primeiro dia de aula… estimule a criatividade e a expectativa da criançada!

3. Demonstre interesse

Por falar em diálogo, é fundamental deixar a criança ciente de que você está ali para o que ela precisar. Nada de se manter afastado das necessidades emocionais dos pequenos nesse momento!

Esteja disposto a responder eventuais dúvidas e esclarecer possíveis temores que passarem pela cabeça da criança. Questionamentos são perfeitamente comuns nesse período.

4. Organizem o material juntos

Outra dica interessante para estimular as crianças é a organização do material. Então, não as exclua desse momento tão divertido e importante.

Inclusive, essa é uma boa hora para começar a ensiná-la sobre os cuidados necessários com os materiais e ajudá-la a promover uma organização eficiente da mochila.

5. Estabelecer uma rotina de refeições

Por fim, a adaptação da alimentação também deve ser levada a sério pelos responsáveis para a volta às aulas infantil. Afinal, o organismo precisa de um tempinho para se acostumar.

Aos poucos, comece a mudar os horários das refeições para o que será viável durante as aulas. E, claro, permita que a criança se adapte com os lanchinhos que fará na escola. Mais uma vez, deixe que ela participe do processo de preparação dos alimentos. Será muito divertido!

Gostou de conhecer essas dicas para estabelecer a rotina no volta às aulas infantil? Agora é com você! Faça uma adaptação progressiva e sempre conte com a participação da criança em todo esse processo. Assim, tudo ficará muito mais fácil e até ajudará na aproximação entre vocês!

Agora, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Assim, outros pais e responsáveis também saberão como ajudar as crianças a se adaptarem ao período de volta às aulas. É muito importante saber por onde começar, então espalhe a notícia!