0%

Conforme os bebês crescem e vão aprendendo sobre o mundo, começa uma fase complicada e que estressa bastante os pais: o período das birras. Nele, as crianças gritam, choram e se jogam no chão, exigindo muita paciência e cuidado para controlar a situação. Sendo assim, é bastante importante aprender como lidar com birras.

Neste post, entenda por que elas acontecem e veja 6 dicas para resolvê-las, enquanto a criança cresce. Boa leitura!

Afinal, por que as crianças fazem birras?

 

Conforme as crianças crescem, seu organismo vai se desenvolvendo em diversas fases. Mas isso não sé dá apenas com o crescimento em tamanho e ganho de peso. Na parte neurológica, também há um desenvolvimento, que se relaciona diretamente ao controle das emoções. Sendo assim, a birra surge como uma manifestação de suas frustrações e necessidades.

Nesse caso, a chamada “adolescência dos bebês” pode começar perto de um ano e meio e durar até os três anos, quando o cérebro já se desenvolveu melhor e ela consegue controlar as emoções, se comunicar para pedir coisas e entender melhor suas vontades e regras de seu ambiente.

Agora vamos para as dicas!

 

Agora que você sabe que esse tipo de comportamento é natural, é importante aprender como lidar com birras. Afinal, mesmo sendo uma fase da criança, os pais precisam manter o controle para que ela possa compreender o que é ou não adequado; ajudando-a a superar frustrações, o que vai levá-la a uma melhor compreensão de seus sentimentos quando adulta. A seguir, confira 6 dicas que separamos para fazer isso!

1. Converse com a criança

 

Ignorar a criança não é a solução, muito menos gritar com ela quando faz birra. Afinal, ela não sabe lidar com seus sentimentos e pode não entender o porquê de sua reação. Nesse momento, é importante mostrar que você a entende e está ali para ajudá-la a superar esse sentimento.

2. Estabeleça limites

 

É importante estabelecer limites dentro de casa e em todas as situações para que a criança entenda que existem regras e horários para tudo. Nesse sentido, ela pode desenvolver seu comportamento conforme o que é correto. Sendo assim, também é importante explicar o porquê ela não deve fazer determinada coisa.

3. Não ceda às exigências

 

Ficar com medo e vergonha da criança fazendo birra em público e, por isso, ceder aos pedidos dela só prejudica o seu controle de emoções. Isso porque, se você sempre ceder ao que ela quer, ela vai entender que basta fazer birra para realizar suas vontades. Na fase adulta, com outras pessoas passando ordens, por exemplo no trabalho, isso pode levá-la a situações difíceis de inadequação, estresse e conflitos.

4. Não faça chantagens

 

Da mesma forma que não se deve ceder às exigências, fazer chantagens como “fique quieta e eu lhe dou isto” também faz mal para a criança; pois ela entenderá que sempre vai ganhar uma recompensa. Nesse sentido, vale mais conversar com ela e manter-se firme.

5. Dê opções

 

Se você sabe que o seu filho faz birra em determinadas situações, por exemplo, não querendo comer determinada coisa, é importante oferecer opções para que ele exerça seu poder de decisão num contexto adequado e aprenda a fazer escolhas.

6. Peça desculpas quando necessário

 

Se em um momento você perder a paciência e, por exemplo, gritar com a criança, vale a pena se acalmar, ir até ela e pedir desculpas, abordando outro meio de resolver o assunto. Afinal, se a criança só ouvir gritos, além de obedecer por medo, pode assumir uma postura desafiadora e copiar os pais, inclusive, com outras pessoas.

Quando o bebezinho chega perto dos dois anos, começa a fase da “adolescência do bebê”. Nela, a criança começa a perceber que tem vontades e a enxergar o mundo de outra forma. Nesse caso, é preciso bastante paciência e compreensão dos pais para saber como lidar com birras. Assim, conforme o tempo, ela vai compreender seu lugar no mundo e aprenderá a controlar suas emoções.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e transmita essas dicas para outros pais!