0%

O seu bebê é do tipo que tira muitas sonecas ao longo do dia (ou até dorme igual uma pedra super fofa por várias horas) e, durante a noite, tem as baterias completamente carregadas? Essa é uma queixa muito comum entre muitos pais e afeta os pequeninos de diferentes faixas etárias.

Além de não ser interessante para a própria criança, hábitos inadequados de sono prejudicam (e muito) a qualidade de vida dos responsáveis, que também têm a hora de dormir prejudicada. E então? Como lidar com isso?

Desde já, adiantamos que é possível regular o sono do bebê. No entanto, é preciso que todos colaborem para isso e, também, que exista uma certa persistência. Confira algumas dicas a seguir!

Utilize sons que pareçam o útero

Uma das melhores dicas de como fazer o bebê dormir mais é apostar na climatização sonora do ambiente em que ele está.

Experimente utilizar sons que imitem os ruídos escutados, por ele, dentro do útero. Há várias playlists do gênero do YouTube.

Criar um ambiente confortável no quarto

Se você quer saber como fazer o bebê dormir a noite toda, saiba que é preciso investir em conforto.

Para isso, foque na temperatura — que deve ser amena, ou seja, nem quente e nem fria — e na luminosidade, que deve ser o mais escura possível. Uma boa ideia é adquirir uma cortina blackout, que deixe o quarto bem escurinho e confortável.

Fazer uma massagem no bebê

Tudo o que uma mãe exausta (ou um pai igualmente cansado) deseja é uma boa massagem. Nós sabemos bem como elas podem ser relaxantes, não é mesmo?

Então, que tal proporcionar isso ao seu bebê? É bem provável que depois da massagem, ele durma como um verdadeiro anjinho.

Tentar criar uma rotina

Criar uma rotina de sono pode ser uma ótima maneira de fazer com que o seu filho ou filha durma mais durante a noite.

É claro que isso é um grande desafio, especialmente em meio a todo o trabalho que você está tendo no momento. Então, vá aos poucos, mudando meia horinha a cada dia (ou mais, se conseguir). Em breve, o relógio biológico da criança estará mais ajustado.

Deixar o bebê de barriguinha cheia

Nada de tentar fazer o bebê dormir antes da alimentação, ok? Siga todos os protocolos — com o período para arrotar e tudo mais — e, só depois, comece o ritual para a hora do sono.

Com a barriguinha cheia, ele se sentirá mais confortável e bem mais sonolento. É o momento perfeito para começar a ninar!

Caprichar na estimulação durante o dia

O puerpério é uma fase cansativa, mas também única e especial. Então, que tal aproveitá-la do melhor modo possível? Esses tempos passam voando!

Uma dica interessante — e que também ajudará muito na regulação do padrão de sono — é estimular bastante o bebê ao longo do dia. Invista em brincadeiras, música e muita diversão. Assim, ele se sentirá mais cansadinho (e disposto a dormir) durante a noite.

Regular o sono do bebê pode ser um desafio, mas é possível! Então, comece a colocar as dicas passadas em prática e se mantenha firme. Pouco a pouco, é bem provável que tudo se organize da melhor forma possível.

Aproveite e confira a cortina blackout da Momis Petit! Ela será uma ótima aliada no processo de regularização do sono do seu bebê. Ela é portátil (ou seja, pode acompanhar a família em viagens) e deixa o ambiente no nível de escuridão adequado para que o pequeno durma tranquilo.